As franquias, empresas com modelos de negócios prontos e muitas vezes consolidados, estão entre as que mais cresceram em 2024. É o que aponta pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em comparação ao ano anterior, o aumento no faturamento foi de 13,5% e movimentou mais de R$ 273 bilhões nos 12 meses – superando a projeção do próprio setor que era de 10%.
De acordo com a instituição, o resultado está associado à recuperação do consumo, aquecido pelo baixo nível de desemprego, pelo aumento da massa salarial e pelo poder de compra das famílias. Os segmentos de franquias que mais cresceram em 2024, no aspecto do faturamento, foram Entretenimento e Lazer, com alta de 16,6%, seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,5%); Alimentação – Food Service (16,1%) e Alimentação – Comércio e Distribuição (14,7%).
Para 2025, a projeção de alta do faturamento é conservadora e deve variar entre 8% e 10%, segundo o setor, que se preocupa com a perspectiva de novas altas da taxa básica de juros (Selic), pressão inflacionária e incertezas no campo internacional.
Orientações e autodiagnóstico
Para quem deseja entrar no setor neste ano, o Sebrae ressalta que não basta escolher as franquias mais lucrativas ou reconhecidas. É importante verificar a compatibilidade do perfil do negócio com o do empreendedor.
Para apoiar os empreendedores, o Sebrae disponibiliza orientações sobre esse processo. Também desenvolveu, em parceria com a ABF, conteúdos específicos para quem deseja se tornar um franqueado.
Além disso, recentemente, o Sebrae desenvolveu um autodiagnóstico para instruir o potencial franqueado a identificar áreas em que precisará de mais informações ou preparação. Cada pergunta foi cuidadosamente elaborada para fornecer insights valiosos sobre os principais aspectos do mundo das franquias, como forma de apoiá-lo no planejamento e na escolha da melhor franquia para o seu perfil.