Está chegando a fase final do Capital Empreendedor, do Sebrae. Um total de 100 startups inovadoras participarão de rodadas com investidores de todo o Brasil no Circuito de Investimentos 2024, nos dias 26 e 27 de novembro. As empresas participantes, provenientes de diversos segmentos e estados, foram selecionadas após um rigoroso processo de capacitação oferecido pelo Sebrae.
A instituição desempenha um papel fundamental na capacitação de empresas inovadoras, preparando-as para enfrentar os desafios do mercado de capitais, afirma a gestora do Projeto Capital Empreendedor, Maria Auxiliadora Umbelino. Nesse contexto, o Circuito de Investimentos oferece às startups a oportunidade de apresentarem seus projetos a investidores qualificados, facilitando o acesso ao financiamento necessário para o crescimento e desenvolvimento dos negócios.
A gestora do projeto detalha a importância das etapas realizadas ao longo deste ano. Focamos em um processo robusto de seleção e capacitação que envolveu mentorias especializadas, workshops e sessões de preparação intensiva”, exemplifica.
A qualidade das startups que chegaram até a fase final é uma prova do sucesso do nosso trabalho. Estamos confiantes que muitas delas sairão deste evento com possibilidades de investimentos significativos para alavancar seus negócios.
Maria Auxiliadora, gestora do Projeto Capital Empreendedor.
Alternativa para o financiamento de startups
Em seus sete anos de execução, o Capital Empreendedor se consolidou como uma importante alternativa para o financiamento de pequenos negócios no Brasil. Valdir Oliveira, gerente da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, enfatiza que a iniciativa contribui para o fortalecimento do ambiente de negócios ao preparar startups e empresas inovadoras para entender a dinâmica do ecossistema de investimentos.
“O Capital Empreendedor tem se mostrado uma ferramenta eficaz para fortalecer essas conexões, proporcionando um ambiente onde as startups podem não apenas captar recursos, mas também adquirir conhecimentos valiosos para a gestão de seus negócios”, explica.
Giovanni Beviláqua, coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae, destaca o impacto positivo desse financiamento: “O acesso a crédito e a investimentos é vital para a sustentabilidade e o crescimento dos pequenos negócios. Esses investimentos não apenas impulsionam o desenvolvimento econômico, mas também desempenham um papel fundamental na redução das desigualdades sociais. Ao fomentar o empreendedorismo, contribuímos diretamente para a criação de empregos e a melhoria da qualidade de vida em diversas regiões do Brasil”.
Sete anos de resultados
Duas mil startups de todo o Brasil já foram aceleradas nas sete edições do projeto – desse universo, 371 seguiram para o Circuito de investimentos, em São Paulo. As empresas tiveram a oportunidade, ao longo da aceleração, de receber mais de 3.500 horas de workshops e mais de 19 mil horas de mentorias com especialistas do mercado em finanças, comportamento, máquina de vendas e governança. Foram investidos, pelo mercado, R$ 327,4 milhões em 263 startups capacitadas pelo projeto, sediadas em 24 estados do Brasil.
Na edição de 2024, o Circuito de Investimentos terá a participação dos investidores-anjo formados pelo Capital Empreendedor no período de 2022 a 2024. Essa estratégia promovida pelo Sebrae junto a parceiros tem como objetivo fomentar o ambiente de negócios para as startups apoiadas pelo Sebrae. Ao longo dos três ciclos foram capacitados 84 investidores-anjo nos estados do Paraná, Pará, Piauí e Paraíba.