O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) levará as potencialidades turísticas dos três biomas do estado durante a ‘Visit Brasil Gallery’, em Nova York, nos Estados Unidos. O evento, que irá ocorrer entre os dias 23 e 27 de setembro, é destinado a jornalistas, autoridades, profissionais do trade turístico, influenciadores e o público em geral, com o objetivo de fomentar o turismo nacional. Neste ano, o tema central é a região amazônica.
Apenas dois estados foram selecionados pelo Governo Federal para representarem os potenciais turísticos do bioma amazônico durante a exposição: Mato Grosso e Pará. A estratégia é fomentar o turismo regional da biodiversidade amazônica, pois, em 2025, o Brasil sediará a Conferência das Partes (COP 30), na cidade de Belém (PA).
No dia 26, o foco será nas atrações turísticas mato-grossenses, em que estarão presentes como painelistas: o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini; o líder-jovem dos Haliti-Paresi, Alex Onaezokemar, e a representante do Quilombo Mata Cavalo, Gonçalina Santana, e a chef de cozinha Ariani Malouf que apresentará a gastronomia regional mato-grossense no evento.
“Teremos uma grande oportunidade de apresentar a diversidade dos biomas em Mato Grosso, o Pantanal com o afroturismo, o cerrado com o etnoturismo, além de levar os atrativos do bioma amazônico, por meio da tecnologia de um projeto da agência do Sebrae em Alta Floresta, com óculos de realidade virtual que promove uma experiência imersiva na floresta amazônica e a atividade de observação de aves. Faremos ainda uma exposição fotográfica do Mike Bueno; a exibição do teaser do filme ‘Duas Irmãs- A Marcha das Onças Pintadas’, que será lançado nas plataformas de streaming”, destaca o diretor do Sebrae/MT.
O Sebrae Mato Grosso mostrará como o turismo sustentável pode ser integrado às práticas de preservação ambiental, com o desenvolvimento econômico na região. A discussão abordará as iniciativas locais que conciliam a conservação dos três biomas presentes no estado (Amazônia, Cerrado e Pantanal), com o crescimento do ecoturismo e do turismo cultural, promovendo a valorização das paisagens naturais e do patrimônio cultural regional.
André Schelini destaca que o turismo é a principal cadeia produtiva para promoção da inclusão socioprodutiva. “São mais de 53 atividades econômicas, desde artesãos, hospedagem, operadores logísticos, estabelecimentos de alimentação, bares, restaurantes, hotéis, cosméticos, e as atividades da economia criativa, por exemplo. Sem contar os atrativos turísticos, as belezas naturais e da diversidade étnica, com um turismo de experiência pelos povos originários”, afirma.
Afro e Etno turismo
O representante da etnia Haliti-Paresi, Alex Onaezokemar, compartilhará estratégias de ecoturismo que preservam a biodiversidade e geram renda para as comunidades indígenas que se concentram em sua maioria no bioma Cerrado mato-grossense. Já a representante do Quilombo Mata Cavalo, Gonçalina Santana, localizada na região do Pantanal mato-grossense, mostrará como o turismo comunitário fortalece a identidade quilombola e impulsiona a economia local.
O Sebrae/MT tem desempenhado um papel fundamental no apoio a iniciativas empreendedoras, especialmente na capacitação de pequenos negócios voltados para o turismo, incentivando práticas que valorizam e protegem os biomas do Mato Grosso. O painel destacará também o potencial do turismo sustentável como uma poderosa ferramenta para a conservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico da região.
André Schelini, diretor Técnico do Sebrae/MT
Visit Brasil
A “Visit Brasil Gallery” é uma iniciativa do governo federal, que visa trabalhar a imagem do Brasil como um destino turístico internacional. Esta será a segunda vez que o Sebrae/MT participa da ação: no ano de 2023, ela ocorreu em quatro países da Europa, onde os potenciais turísticos do estado foram apresentados na França, Portugal, Inglaterra e Itália.
Na edição de Nova York, que ocorrerá uma semana antes da Assembleia Geral das Nações Unidas, o governo brasileiro traçou uma estratégia de atrair representantes de delegações estrangeiras e as potencialidades turísticas do país.
Na oportunidade, será lançada a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (Fit Pantanal) da edição 2025. “Vamos também apresentar o Centro de Eventos do Pantanal para os participantes, destacando o local como o maior centro de convenções multiuso de Mato Grosso. Além disso, divulgaremos os mais de 50 destinos turísticos que fazem parte do portal ‘Turistando MT’, desenvolvida pelo Sebrae/MT para apresentar os roteiros turísticos criados com o nosso apoio”, conclui Schelini.