ASN Nacional
Compartilhe

Sustentabilidade é tema central do projeto Pelo Brasil no Amazonas

Presidente Décio Lima afirma que o Sebrae protagoniza soluções para o planeta
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

A agenda de trabalho do Sebrae Pelo Brasil na Amazônia teve a sustentabilidade como tema central. O Amazonas é o 19º estado a receber o projeto, que vem percorrendo o país para evidenciar as potencialidades regionais com foco nos pequenos negócios. A mensagem principal transmitida pelo presidente do Sebrae, Décio Lima, aos cerca de 326 colaboradores foi sobre a importância estratégica que a Amazônia possui para o mundo.

Décio Lima fala para os colaboradores do Amazonas. Foto: Charles Damasceno.

“Os programas transformadores que estão sendo implementados pelo Sebrae no Amazonas estão transformando a realidade. Ideias e soluções que nunca pensamos que fossem viáveis. Nosso papel no empreendedorismo é estratégico, pois vocês estão criando soluções para salvar o mundo”, afirmou Décio Lima.

A quantidade de pequenos negócios no Amazonas corresponde a 202 mil empresas, das quais 51% são microempreendedores individuais (MEI). “O nosso olhar sobre a Amazônia é do seu papel na sustentabilidade do país e do mundo. Aqui, temos as águas dos rios que abraçam as possibilidades do planeta. Além do protagonismo econômico que se associa ao conceito da sustentabilidade. Este conceito está globalizado, o processo é global, quando a gente fala da Amazônia estamos falando de uma riqueza internacional”, afirmou. A diretora de Administração e Finanças Margarete Coelho acompanhou a reunião.

Sebrae no Amazonas

Os principais projetos do Sebrae no Amazonas estão no Artesanato e por meio do programa Cidade Empreendedora, programa implantado em 11 municípios, em que foram realizados 664 capacitações, 10 visitas técnicas, 86 consultorias e 14 eventos. A geração de empregos pelos pequenos negócios no estado chegou a 74% no acumulado de 2023. Somente nestes primeiros meses de 2024, dos quase 7 mil empregos gerados (grandes e pequenas empresas), cerca de 70% foram das MPE.

  • amazonas
  • Sebrae pelo Brasil