Faltando pouco mais de uma semana para o Dia das Mães, ainda tem gente que não foi às compras. A data é uma das mais importantes para o setor varejista, perdendo apenas para o Natal, e muitos empresários podem se beneficiar daqueles consumidores que deixam a escolha do presente para a última hora ou que querem inovar.
O analista de Competitividade do Sebrae Vicente Scalia analisa que, além dos tradicionais setores de vestuário, perfumaria e gastronomia, outros segmentos também podem aproveitar a oportunidade. “Por exemplo, o setor de turismo, que tem observado um aumento na procura por passeios e viagens, incluindo opções como hotéis fazenda, e a área de procedimento estéticos ou relaxantes, como os spas. Há uma crescente procura por experiências relacionadas à saúde e bem-estar”, explica.
Para outros setores mais tradicionais, como bares e restaurantes, Vicente alerta como essencial que as empresas evitem cair no senso comum, “caracterizado por ambientes de filas, agitação e atendimento insatisfatório”. Nesse sentido, os empreendedores do setor precisam investir em decorações temáticas, cardápios exclusivos e brindes cativantes para criar um ambiente festivo e acolhedor. E nada melhor do que saber divulgar bem o negócio, por meio de uma comunicação eficaz nas redes sociais, aponta.
“O Dia das Mães não é apenas uma oportunidade para atrair clientes, mas também para criar memórias duradouras”, continua Vicente.
“Investir em uma preparação cuidadosa da equipe é fundamental para proporcionar uma experiência inesquecível para todos. Ao manter o estabelecimento organizado e impecavelmente limpo, além de reconhecer o esforço da equipe, é possível garantir a fidelização do público”, Vicente Scalia, analista do Sebrae Nacional.
Quer mais dicas de como preparar seu negócio para o Dia das Mães? Veja os conselhos do analista do Sebrae:
1) Capacitação da equipe: é comum que os colaboradores atendam simultaneamente múltiplos clientes para aumentar as vendas, portanto, é preciso investir na preparação do seu funcionário.
2) Gestão de estoque: é fundamental manter o estoque completo em termos de cores, tamanhos e modelos, evitando que o cliente entre na loja e não encontre o que procura.
3) Parceria com fornecedores: estabelecer parcerias com fornecedores que ofereçam produtos de qualidade, preços competitivos e prazos adequados é essencial para o sucesso do negócio.
4) Ambientação da loja: a loja deve proporcionar uma experiência sensorial, estimulando os cinco sentidos do cliente e criando um ambiente atraente e convidativo.
5) Inovação: é importante acompanhar as tendências do mercado, visitar feiras, concorrentes e buscar constantemente novidades para manter o negócio relevante e atrativo para os clientes