ASN Nacional
Compartilhe

Cachaça produzida por cinco mulheres chega ao mercado com status de preciosidade

Blend de cachaça Cinco Almas foi lançado no último dia 8 de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Por Nara Zaneli
ASN Nacional
Compartilhe

Cachaça é coisa de mulher, sim, e um grupo arrojado de mulheres pode provar. Uma cientista renomada e cinco produtoras de cachaça de quatro estados brasileiros uniram seus conhecimentos e suas experiências para produzirem um blend que reflete a diversidade e a riqueza dos sabores do universo da cachaça. Assim, surgiu a cachaça cinco almas, um empreendimento totalmente idealizado por mulheres que já é sucesso no segmento de cachaças artesanais.

Elaborado pela master blender Aline Bortoletto, profissional de destaque no cenário dos destilados no Brasil, a cachaça foi selecionada e harmonizada em madeiras de umburana, carvalho, freijó, jaqueira e jequitibá, resultando em uma cachaça complexa, porém suave. O blend é resultado de dois anos de dedicação e pesquisa.

Reunindo cinco destilarias e mulheres empreendedoras, Elk Barreto, Cris Amin, Adeylza Matos, Ilíada Terra e Célia Regina Miranda Della Colletta de Mattos, a Cachaça Cinco Almas já nasce grande e destemida. É uma homenagem à alma da cachaça e ao espírito de colaboração que a permeia. Com um teor alcoólico de 40% e volume de 750ml, a cachaça Cinco Almas é o resultado de um blend, que consiste na mistura de várias cachaças, e foi lançada, estrategicamente, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O lote exclusivo terá uma edição limitada de mil garrafas, e será vendido pelo Instagram das cinco destilarias: @canaelua, @cachaca_paramirim, @tiê, @sanhacu e @octavianodelacoleta.

Uma das produtoras, a empresária Aldeylsa Matos, da cidade de Paramirim, na Chapada Diamantina-BA, falou sobre a importância de empreender e buscar novos mercados, já que mantém uma destilaria que comercializa produtos artesanais nesse segmento. Com a necessidade de se enquadrar em todas as normas técnicas e de comercialização, Aldeysa buscou o Sebrae para aperfeiçoamento dos seus produtos através de consultorias especializadas e capacitações específicas para o nicho do seu negócio, a exemplo da consultoria de fermentação para destilaria, e participações em feiras setoriais, como a e-Agro.

“O Sebrae é nosso parceiro nessa busca de aperfeiçoamento, e nos oferece um leque de ferramentas importantes para esse fortalecimento da marca, o que nos fez ter essa maturidade para englobar esse novo projeto que é a Cachaça Cinco Almas. Esse projeto é um marco no segmento, e serve de modelo para outras mulheres empreendedoras que buscam diversificar o modelo de negócio. Estamos felizes com a repercussão da cachaça, e com a comercialização, paralelamente, dos nossos produtos originais como a cachaça Paramirim”, afirmou a empresária.

Para o gestor de projetos do Sebrae em Irecê, Mauro Viana, esse exemplo serve de motivação para mulheres que procuram empreender e diversificar seus produtos em áreas antigamente controladas por homens. “A cachaça Cinco Almas é um case de sucesso muito motivador, porque mostra o quanto a mulher assume o seu papel de gestora, nos mais diversos segmentos. Uma grande iniciativa que já virou referência no mercado de destilados, e o Sebrae está pronto para apoiar novas ideias e projetos como esse, com acesso a capacitações, consultorias e ferramentas técnicas que ajudem no desenvolvimento do empreendimento”, concluiu o gestor.

Conheça cada produtora

Elk Barreto, gestora da marca Sanhaçu, cachaça orgânica pernambucana. Referência em sustentabilidade e qualidade, com 44 prêmios nacionais e internacionais. Elk é sommelier de cachaça e mestre alambiqueira.

Cristiane Amin, jornalista, 54 anos, é Sommelière de cachaça há 6 anos, foi uma das líderes da Tiê, trabalhando no marketing, transformou seu produto em uma marca mundialmente conhecida.

Adeylza Matos, sócia e produtora da Cachaça Paramirim. Técnica em Edificações, sommelier e master blender, apaixonada por cachaça. Está há 22 anos focada na excelência e premiação dos produtos Paramirim.

Ilíada Terra, empresária, produtora e master blender da cachaça Cana & Lua, premiada nacional e internacionalmente, referência em qualidade e tradição no Sul de Minas Gerais há mais de 25 anos.

Célia Regina Miranda Della Colletta de Mattos, 49 anos, é Chef de cozinha formada pela Escola de Gastronomia Le Cordon Bleu, em Paris-FR, e é membro da Académie Culinaire de France, sendo a primeira mulher a integrar a prestigiosa instituição. No Brasil, Célia e seu marido, Gustavo Della Colletta, são co-fundadores da destilaria Octaviano Della Colletta, que produz as cachaças Cê e a Alzira Cachaça, produtos já premiados no Brasil e na Europa

  • cachaça
  • destilado
  • Empreendedorismo Feminino