O Sebrae busca disseminar a experiência da capital paranaense em todas as regiões do país por meio do programa Desenvolvimento Territorial presente em todos os estados brasileiros. A capital paranaense foi a grande vencedora do Smart City World Awards 2023. A premiação, realizada nesta quarta-feira (8) dentro do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, que acontece em Barcelona (Espanha), teve a participação do presidente do Sebrae, Décio Lima. Curitiba superou cinco finalistas na categoria City Award, concedido a cidades que combinam projetos, iniciativas e implementações de políticas para os cidadãos.
O prefeito Rafael Greca, vice-presidente de Cidades Inteligentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), subiu ao palco para receber a premiação, antes conquistada – no Brasil – apenas pela cidade do Rio de Janeiro, em 2013. Este é o quinto ano que Curitiba figura entre as seis finalistas, selecionada entre 411 propostas de cidades de 63 países. Também estiveram na disputa da categoria: Barranquilla (Colômbia), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas), Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra).
“O mundo e as cidades são a mesma coisa, são feitos de pessoas e as pessoas merecem a sustentabilidade e a felicidade”, destacou o prefeito Greca, que apresentará, no terceiro dia do congresso (9), os projetos que renderam à capital paranaense a referência como smart city no Brasil e a experiência de ser sede brasileira do Smart City Expo. A premiação também contou com a presença do presidente Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, Helder Salomão, da vice-líder do governo na Câmara Deputados, deputada federal Ana Paula Lima, e das diretorias do Sebrae de Santa Catarina e Paraná.
Ao final da solenidade de premiação, o presidente do Sebrae, Décio Lima, comentou a importância do reconhecimento.
Presenciamos com muita satisfação a vitória de Curitiba, representante do Brasil e uma das mais importantes cidades do mundo no que diz respeito ao uso das tecnologias em favor da população.
Décio Lima, presidente do Sebrae.
Segundo Décio, a experiência desenvolvida na capital paranaense nos últimos anos deve ser reproduzida e compartilhada em todas as regiões do país.
“O Sebrae criou, por meio da sua área de Desenvolvimento Territorial, um grupo de trabalho com atuação no conceito de cidades inteligentes. Inicialmente, os estados envolvidos são o Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. A iniciativa prevê ações que permitam a viabilização da inovação, internet, da inclusão, energia renovável e da sustentabilidade nos centros urbanos”, acrescentou o presidente do Sebrae, durante o Smart City Expo World Congress.
“Nosso objetivo é contribuir para que as lideranças da gestão pública, da iniciativa privada e do terceiro setor se encontrem, criem laços de confiança, construam projetos de futuro e atuem para tirá-los do papel”, comentou Décio Lima. Ele acrescentou que o programa permite que as soluções do Sebrae e dos parceiros sejam conectadas com as demandas elencadas pelas lideranças locais: “O Sebrae acredita que por meio da inovação, sustentabilidade e inclusão é possível construir um modelo de futuro a partir das potencialidades de cada região”.