ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Lideranças do agro juntos para levar inteligência de mercado até o campo

Iniciativa integra conjunto de ações do Juntos pelo Agro, parceria entre o Sebrae e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
Por Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Os desafios enfrentados pelos empreendedores do agronegócio exigem dados e informações confiáveis para a tomada de decisões com estratégia. Esse foi tema de destaque do evento “Inteligência de Mercado e Competitividade do Agro”, realizado nesta terça-feira (17), em Brasília, com a presença de parlamentares, representantes do governo, do setor produtivo e de federações de agricultura e pecuária. A iniciativa faz parte do Juntos pelo Agro, parceria entre o Sebrae e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Em seu discurso, o vice-presidente da CNA, Mário Borba, destacou o crescente interesse, nos últimos anos, de organizações para investir na criação e no aperfeiçoamento de equipes de inteligência, seja de mercado comercial e competitivo, ou em profissões como cientista e analista de dados, e especialistas em inteligência de mercado. “Precisamos de dados em qualidade cada vez maiores em periodicidade cada vez menores. Contudo, essas informações ainda são escassas no Brasil, faltam profissionais qualificados”, alertou Borba.

Diante desse cenário, explicou Borba, o Sistema CNA não poderia ficar para trás. E citou as áreas que dão suporte para a tomada de decisões estratégicas de políticas públicas para o agronegócio, como o Instituto CNA, o Núcleo de Inteligência de Mercado e a Coordenação de Inteligência Comercial e Defesa de Interesses. Por fim, Borba reforçou a importância do evento “para compartilhar conhecimentos e diferentes visões de grandes especialistas do setor sobre a agropecuária brasileira e seu desafio no aumento constante da competitividade”.

Também na abertura do evento, o gerente de Competitividade do Sebrae, Ivan Hussni, defendeu a importância de potencializar a inteligência dos dados no setor.

Precisamos traduzir essas informações da melhor forma para que o produtor rural entenda e faça bom uso disso.

Ivan Hussni, gerente de Competitividade do Sebrae.

Entusiasmado, Hussni destacou a capilaridade da rede do Sebrae e a rede do Sistema CNA: “Estamos unindo esforços para gerar conhecimento de forma integrada e fazer com que chegue até o homem do campo, nos mais longínquos municípios brasileiros”.

Sobre o encontro

O encontro, realizado pelo Juntos pelo Agro, parceria entre o Sebrae e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), buscou debater a competitividade do setor frente ao cenário mundial, a influência das tendências de consumo e da geopolítica na produção de alimentos e as inovações e gestão de dados que auxiliam nas tomadas de decisão. Conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober).