ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Microempreendedora inova e aposta em marca própria de linha de calçados

Depois de se formalizar como MEI, Joycelene Gama viu o seu negócio prosperar e já se prepara para as vendas internacionais
Por Da Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Em 2015, Joycelene Gama resolveu empreender após se tornar mãe pela segunda vez e ser demitida do emprego. Ela se formalizou como Microempreendedora Individual (MEI) e começou a vender diversos produtos de beleza e sapatos para familiares. Os clientes pagavam 50% de entrada e, com esse dinheiro, ela encomendava as mercadorias. Foi assim que começou a Boutique by Joyce Gama.

A empreendedora conta que a formalização trouxe muitos benefícios. “Tenho acesso às fábricas de calçados e às linhas de crédito com juros reduzidos. Pago um valor baixo do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para ter os benefícios e, ainda, posso participar de projetos do Sebrae.”

Em 2017, a empreendedora procurou o Sebrae para profissionalizar a gestão do negócio. Outra estratégia adotada por ela foi se unir a grupos de mulheres empreendedoras para fazer networking e participar de encontros, feiras e exposições. Com a ajuda de uma consultora do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae, Joyce passou a focar apenas na venda de sapatos.

A partir daí, a empresa mudou de nome e passou a se chamar Joyce Gama. “Tive acesso a novas ferramentas, aprendi sobre a metodologia “Job to be Done” que antes era um tabu pra mim. Também conheci mais as dores dos meus clientes sobre a minha persona. Planejei o novo projeto do site. Com o Sebrae, passei de amadora a profissional”, comemora.

Além de participar do ALI, a empreendedora também fez alguns cursos, como Venda On-line, Gestão Financeira e Aprenda a Empreender. Joycelene participou também do Sebrae Delas e do Up Digital. “O Sebrae Delas veio para multiplicar ainda mais o meu desejo em ser reconhecida. Foram várias oficinas, debates, encontros, networking. As parcerias são sempre importantes”.

Inovação para vender mais

Durante a pandemia, a empreendedora inovou, novamente com a ajuda do ALI, e criou um catálogo on-line. Outra iniciativa foi vender uma linha de calçados infantis lúdicos. “Eu fiz fotos das sapatilhas lúdicas e comecei a gravar vídeos. As clientes compravam pelo catálogo virtual. Vendi 80% do meu estoque. A cada foto ou vídeo que recebia, eu era só emoção e gratidão”, descreve.

Joycelene já começou o ano de 2022 com sua própria marca de calçados. E não quer parar por aí. A empreendedora já pensa em exportar. “Eu fiz os cursos da Apex Brasil e já tenho meus planos de negócio nacional e internacional prontos e aprovados pelos órgãos competentes”, informa. Segundo a empresária, o próximo passo é fazer o site bilíngue por meio do Sebraetec.

Semana do MEI

O Sebrae promove, até amanhã (20), a Semana do MEI, evento anual que conta com uma programação ampla de oficinais, palestras e atendimento especializado para os microempreendedores individuais brasileiros. As atividades são oferecidas gratuitamente por meio da plataforma on-line Sebrae Experience, que traz um ambiente digital e interativo. As inscrições podem ser realizadas aqui.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.