O presidente do Sebrae, Décio Lima, comunicou ao diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, que utilizará a hidrelétrica como parâmetro de desenvolvimento regional. Hoje, Itaipu alcança todos os municípios do estado do Paraná e 35 cidades do Mato Grosso do Sul. “O trabalho que o Sebrae faz permite a construção desta parceria com Itaipu no desenvolvimento local. O papel social que o consórcio executa vem sendo apontado como bem-sucedido e precisa ser replicado”, afirmou Lima.
Para Verri, a energia corresponde a um insumo essencial para a economia, mas é preciso compreender a dimensão social de Itaipu. “As nossas ações estão voltadas para erosão, para a agricultura familiar, emprego e renda; lógico que sem deixar de lado a principal missão: a geração de energia. Esse é um direito básico dos cidadãos, que o Estado tem a obrigação de garantir”, afirmou.
O Sebrae e o consórcio Itaipu devem desenvolver as ações no âmbito do programa Cidade Empreendedora e transformar Itaipu em referência de hidrelétrica em desenvolvimento regional. “Estamos alinhando o que temos em comum para atuar junto aos municípios e garantir ações que reflitam diretamente na qualidade de vida das pessoas que vivem em torno de hidrelétricas”, explicou o presidente Décio Lima.
Entre as iniciativas desenvolvidas pelo Sebrae junto à Itaipu está o Parque Tecnológico que envolve cerca de 7 mil pessoas entre estudantes, pesquisadores e a própria comunidade. Estavam presentes à reunião o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, os diretores executivos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide e Lenildo Morais.