Crenças limitantes, estereótipos, preconceitos, esses são somente alguns dos obstáculos que persistem na trajetória de mulheres empreendedoras e foram alvo de debate no evento Sebrae Delas 2023, que aconteceu nesta terça-feira (28), em Brasília.
Margarete Coelho, diretora do Sebrae Nacional, abriu a cerimônia citando dados do relatório do Banco Mundial que mostra que 2,4 bilhões de mulheres em todo o mundo não têm os mesmos direitos econômicos que os homens e de como isso traz prejuízos na casa dos trilhões para a economia.
“Os problemas das mulheres são problemas da sociedade, da economia, da democracia”, ressaltou Margarete.
Para Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal, a promoção da igualdade de gênero é fundamental para acabar com a violência contra a mulher. “Violência e política têm tudo a ver. Se as mulheres não estão onde as leis são feitas, as leis não serão feitas para nós”, afirmou.
Já Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial do Brasil, apontou que as mulheres negras são as maiores vítimas da violência no Brasil e que necessitam de ações afirmativas. “Quando a gente olha para os dados sobre empreendedoras negras no Brasil como um todo, nós temos mais de 30% de mulheres negras à frente de negócios. Então precisamos pensar em como a gente fomenta ações para essa população especificamente”, defendeu.
Ainda na abertura, Helena Tenório, diretora Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), afirmou que as mulheres foram as mais afetadas pela pandemia, tanto pelo crescimento da violência doméstica quanto pelo desemprego: “o empreendedorismo feminino foi o que de alguma forma compensou isso”.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, comemorou em sua fala a aprovação da lei que prevê que uma parte do recurso do Pronampe seja executado para mulheres. “O empreendedorismo é um dos caminhos para a libertação da violência. Mulheres são por natureza empreendedoras e o Sebrae tem o papel fundamental de capacitá-las”, pontuou.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Um dos destaques do evento foi o lançamento do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023, que desde sua primeira edição já contou com mais de 80 mil mulheres inscritas. Saiba como participar.
Também foi divulgado o terceiro ano da parceria entre Sebrae e Mauricio de Sousa Produções. De acordo com a diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, Mônica Sousa, o objetivo é estimular o desenvolvimento de habilidades empreendedoras nas crianças.
A coordenadora nacional de Empreendedorismo Feminino do Sebrae, Renata Malheiros, contou que nesta edição o tema será “12 passos para um projeto de sucesso” e trará dicas sobre como planejar, buscar parcerias e outros passos para colocar um projeto de pé que, no futuro, pode ser até abrir um negócio”
Desafios e oportunidades
O painel contou com a participação de Nina Silva, fundadora do movimento Black Money, Camila Camargo, CEO do Esfera Brasil, Cristina Castro, fundadora do Instituto Gloria, e Marcia Kafensztok, da Primar Aquacultura e ganhadora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios de 2022.
“Quando tem uma mulher na liderança de um negócio, o negócio não está ali só para dar lucro, sempre tem um propósito e um impacto que não tem como não ser positivo”, disse Nina Silva, fundadora do movimento Black Money.
Camila Camargo, CEO da Esfera Brasil, destacou: “Um dos meus desafios é fazer as mulheres se sentirem confortáveis para colocar os seus ideais e também criar um espaço de acolhimento e de encorajamento”.
“A principal liberdade de uma mulher é a liberdade financeira. Porque se ela tiver como dar comida ao filho, ela foge de uma relação abusiva”, afirmou Cristina Castro, fundadora do Instituto Gloria.
“A mulher pode fazer o que ela quiser, mas a gente tem que se munir de conhecimento e de uma rede de apoio”, ressaltou Marcia Kafensztok, da Primar Aquacultura e vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022.
O diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, encerrou o evento exaltando a profundidade com que temas tão relevantes foram discutidos e deixou o recado para as mulheres: “precisamos de vocês para fazer o mundo melhor.”
Sebrae Delas
O Sebrae Delas incentiva, apoia e fortalece o empreendedorismo feminino por meio do desenvolvimento de competências. O programa oferece cursos, workshops e consultorias para mulheres de todo o País. Conheça mais no site do programa.