Avanço

Crescer Sem Medo vai estimular investimento em empresas inovadoras

Presidente do Sebrae destaca que projeto diminui o riscos de investidores-anjo que participem de startups

São Paulo - O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, disse que o projeto  Crescer Sem Medo, em tramitação no Congresso Nacional, vai estimular os investimentos em inovação nos pequenos negócios, em especial nas startups. Afif participou nesta sexta-feira (13), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo, de reunião da Mobilização Empresarial para a Inovação (MEI).

O incentivo ao investimento em startups foi um dos pontos apontados na reunião do MEI sobre a Agenda de PMEs Inovadoras, apresentada por Ricardo Fellizola, presidente da HT Micron. Afif destacou que um dos pontos principais do projeto definindo a participação do investidor-anjo nas micro e pequenas empresas, diminuindo os seus riscos – por exemplo, em questões trabalhistas - caso ele não compartilhe da gestão da companhia.

“Nós colocamos na lei uma divisão clara entre o investidor e o operador da empresa”, disse o presidente do Sebrae, ressaltando que, mais protegidos, os investidores tendem a se interessar cada vez mais em participar de negócios iniciantes e com grande potencial de inovação. Também foi abordada a necessidade da simplificação da abertura, operação e fechamento de novas empresas. Afif destacou que hoje já é possível o encerramento rápido de negócios. “Há mais chance do empresário poder pagar os débitos anteriores com a abertura de um novo negócio que dê certo”, enfatizou.

O presidente do Sebrae também destacou a implantação da Rede Simples, destinada a facilitar a abertura de novos negócios, que já foi implantada no Distrito Federal. Afif lembrou que o sistema, totalmente automatizado, tem como premissa a palavra do empreendedor, que classifica ele mesmo no cadastro se sua empresa é de alto ou baixo risco. “As estatísticas apontam que 90% das empresas são de baixo risco. Se o empresário estiver mentindo, a fiscalização vai puni-lo posteriormente”, frisou.

 A reunião do MEI foi coordenada pelo presidente da CNI e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Robson de Andrade.  O evento contou também com a presença do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, que elogiou a participação do Sebrae em programas de inovação.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 3243-7851
(61) 3243-7852
(61) 2104-2770
imprensa@sebrae.com.br 

Tags: Crescer sem Medo, REDESIMPLES