Parceria

Sebrae vai apoiar projetos da associação Pracatum, de Carlinhos Brown

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, e o secretário do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, conheceram as ações desenvolvidas pela instituição, em Salvador

O músico, Carlinhos Brown com o secretários, Carlos Da Costa e o Presidente do Sebrae, Carlos Melles
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, e o secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Alexandre Da Costa, conheceram nesta quinta-feira (4), em Salvador, a Associação Pracatum Ação Social (APAS), comandada pelo cantor Carlinhos Brown. Há vários anos, a instituição vem recebendo apoio do Sebrae para a realização de diversas ações, principalmente na área de capacitação. Segundo Melles, a parceria deverá continuar no auxílio aos empreendedores do Candeal, onde está localizada a APAS, especialmente para o desenvolvimento de produtos para o Museu Timbalada, que será construído no local para impulsionar a economia criativa e o turismo, além de incentivar o desenvolvimento econômico e criativo do bairro.

Na visita, Carlinhos Brown relatou a história do bairro e relembrou o início do projeto social. Também apresentou ações desenvolvidas pela Pracatum que tiveram apoio do Sebrae. “O Sebrae é parceiro em alguns projetos e estamos aqui para pedir licença para continuarmos esse trabalho”, afirmou Melles ao ser recebido pelo artista em um dos espaços da Pracatum. “Desenvolver isso é um trabalho nosso. Lutamos 30 anos para fazer o queijo da Serra da Canastra ter certificação geográfica e esse projeto também precisa ter uma referência de Indicação Geográfica pelo trabalho do Candeal, para propiciar o surgimento de outros Carlinhos Brown”, acrescentou o presidente do Sebrae, lembrando que a instituição mantém hoje, em São Paulo, um Centro de Economia Criativa. “Fica aceito o desafio e vamos trabalhar juntos, vamos diagnosticar isso”, disse Melles a Brown.

O artista, um dos fundadores do bloco Timbalada, ressaltou que existem diversas formas de desenvolver projetos que incentivem a economia criativa, um segmento que a Pracatum vem fortalecendo ao longo dos anos. “Os souvenirs podem ser transformados para resgatar e inovar a tradição ancestral baiana. Hoje, a pulseira do Bonfim vem da China e a fibra não quebra, o sonho não acontece”, exemplificou Carlinhos Brown. “Se não capacitar a população local, as classes dominantes vão passar na frente e o pessoal da região desanima”, explicou o cantor, citando também o turismo como um elemento que pode desenvolver a região. “Temos uma capacidade enorme de envolver o mundo em torno disso, pra resgatar essa originalidade, e também temos a culinária que pode ser usada para receber e envolver o turista, mas falta capacidade de trabalho”, alertou.

Para o secretário do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, o estado tem uma enorme capacidade para desenvolver projetos que incentivem o empreendedorismo de várias formas. “O que falta na Bahia é mais a economia do que a criativa”, disse. “Se a gente quiser fazer um modelo econômico de boom tem que trazer a capacidade e treinamento e isso é com o Sebrae”, ressaltou o secretário, observando que o país tem tudo para repensar uma política de apoio ao artesanato para não ser uma manifestação exótica da cultura, mas se tornar uma geração de renda no Brasil inteiro. “Gostaria de ter o apoio do Pracatum para repensar a política brasileira de artesanato”, convidou Da Costa, ressaltando que há 60 mil registros de artesão no país, mas esse número poderá ser expandido.

Transformação no Candeal
A Associação Pracatum Ação Social é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que realiza programas educacionais, culturais e de desenvolvimento comunitário no Candeal Pequeno de Brotas, em Salvador. O principal objetivo da associação é contribuir para que o Candeal se torne um lugar com qualidade de vida, com iniciativas culturais e educacionais que valorizem os saberes e demandas da comunidade disseminar as transformações entre outras entidades. Atualmente, a APAS vem desenvolvendo diversas ações e projetos, sendo que os mais recentes sãos os programas Tá Rebocado (Programa de Desenvolvimento Comunitário) e Pracatum (Programa de música, educação e cultura). A partir desses dois eixos, uma série de projetos são desenvolvidos sem perder de vista as questões que envolvem a comunidade do Candeal e os muitos ritmos do lugar. À época da criação do projeto, o Sebrae na Bahia contribuiu para a customização de conteúdos de empreendedorismo para a escola.

A visita à Pracatum também foi acompanhada pelo Subsecretário de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, do Ministério da Economia, José Ricardo da Veiga, e do superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge Khoury.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae
Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754