Internacional

Sebrae participa das comemorações do Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas instituído pela ONU

Lideranças de diversos países, representantes de organizações internacionais, associações empresarias e acadêmicos discutiram como construir ambiente favorável para os pequenos negócios

Em celebração ao Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2017, o Sebrae foi um dos palestrantes da live comemorativa, a convite da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), uma das organizadoras. O evento online reuniu lideranças de diversos países, representantes de organizações internacionais, associações empresarias e membros de universidades para discutir como apoiar as micro, pequenas e médias empresas durante a crise. O momento também foi oportuno para avaliar caminhos alternativos para o aumento da produtividade e contribuição à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e recuperação pós Covid-19.

Em mensagem enviada para abertura do evento, o secretário geral da ONU, Antônio Guterrez, destacou que as micro, pequenas e médias empresas representam em torno de 70% dos empregos no mundo e geram oportunidades para os mais vulneráveis, incluindo as mulheres e os jovens. Ele também afirmou que é urgente a criação de um ambiente mais favorável para os empreendedores prosperarem. “Os governos não devem apoiar apenas para resistir à tempestade atual, mas fornecer suporte para construir a resiliência para outros possíveis choques externos”, declarou.

Ao longo do evento, diversos palestrantes apresentaram o cenário das micro e pequenas empresas no mundo, com destaque para a grande participação delas na geração de emprego e renda, principalmente nos países em desenvolvimento. Também destacaram a agilidade dos pequenos negócios para se reinventarem e se adaptarem aos momentos de crise.

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Eduardo Diogo, representou a instituição no painel “Alavancando as MPME como agentes de mudanças e primeiros a responder pelas necessidades sociais”, ao lado de lideranças do Camboja, África e Irã, além de representantes de organizações internacionais. Em sua participação, o diretor destacou a capacidade empreendedora dos brasileiros e o potencial produtivo das micro e pequenas empresas. “O Brasil é o país dos empreendedores, que com criatividade enfrentam os desafios diariamente. A produtividade dos pequenos negócios tem potencial para trazer prosperidade para o país com crescimento em torno de 4% do PIB, de acordo com nosso secretário especial do Ministério da Economia, no Brasil, Carlos Da Costa”, declarou.

Registro - A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) foi criada em 1964, em Genebra, na Suíça. É o órgão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas que promove a integração dos países em desenvolvimento na economia mundial. O EMPRETEC, seminário internacional oferecido no Brasil, pelo Sebrae, desde 1993, nasceu de metodologia desenvolvida pela instituição a partir da análise do comportamento empreendedor no mundo. O Sebrae é reconhecido internacionalmente por essa atuação. Ao longo de 25 anos, foram capacitadas mais de 260 mil pessoas, nos 27 estados da Federação. No mundo, são mais de 400 mil Empretecos e, destes, 60% são brasileiros.