Maratona

Pequenos negócios e grandes indústrias se aproximam em busca da inovação

A 26ª edição da Mercopar promove maratona de Inovação e rodadas de negócios entre âncoras e startups

Brasília - A cidade de Caxias do Sul será palco, durante a próxima semana (2 a 6 de outubro), de um dos mais importantes fóruns para debate sobre a inovação na indústria brasileira. O Salão da Inovação, realizado dentro da 26ª edição da Mercopar, vai colocar frente a frente quatro gigantes da indústria (Nissan/Renault, Intercement e Grendene) e potenciais empresários e startups, com o desafio de gerar soluções inovadoras para o setor.

A maratona de Inovação (Hackathon) é uma dinâmica consagrada mundialmente que consiste em promover o diálogo entre empresas âncoras e os pequenos negócios/startups, por meio do qual se busca o desenvolvimento de softwares e aplicativos que resolvam demandas previamente apresentadas pelas grandes empresas. Nissan e Renault relacionaram questões nas áreas: administrativa e de finanças, industrial, Marketing, Vendas e Planejamento. Já  Intercement apresentou questões relacionadas à gestão de almoxarifado. Os desenvolvedores interessados em participar dessa iniciativa devem preencher um formulário disponível no site , até o dia 2 de outubro.

Além do Hackathon, também será promovida durante a Mercopar uma rodada de conversas (Matchmaking), onde empresas de pequeno porte e as âncoras estabelecem um diálogo, visando à prospecção de negócios tecnológicos. Os Matchmakings acontecem nos dias 4 de outubro (com Nissan e Renault), dia 5 (com Intercement) e dia 6 (com Grendene). Cada rodada de conversas reúne as empresas âncoras e um número máximo de 10 pequenos negócios. Os interessados podem se inscrever até o dia 2 de outubro por meio do site.

Encadeamento – O evento é fruto de uma parceria com o Sebrae. A Maratona de Inovação e os Matchmakings fazem parte de ações de diferenciação do Programa Nacional de Encadeamento Produtivo, iniciativa liderada pelo Sebrae, que ao longo das duas últimas décadas vem aproximando pequenos negócios e grandes empresas de todo o país. A metodologia adotada pela instituição busca introduzir e aprimorar a participação dos pequenos negócios na cadeia produtiva de grandes corporações. O programa soma mais de 255 projetos em 25 estados brasileiros, com a participação de mais de 65 mil pequenos negócios.

SEBRAE 45 ANOS

O Sebrae comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9117/9118
imprensa@sebrae.com.br

Para empreendedores
Central de Relacionamento Sebrae
0800 570 0800

Tags: Ciência e Tecnologia, Encadeamento Tecnológico