Mercado

Pequenas empresas e gigantes da indústria fazem negócio durante a 26ª Mercopar

Feira realizada em Caxias do Sul (RS) é um dos mais importantes espaços do país para a subcontratação e inovação industrial

Brasília – O Sebrae participou da 26ª edição da Mercopar, realizada em Caxias do Sul (RS), na semana passada. A feira é um dos mais importantes espaços do país para a subcontratação e inovação industrial. Durante toda a semana, empresários tiveram a oportunidade de participar de rodadas de negócios, hackathons e matchmakings que reuniram, frente a frente, grandes corporações e empresas de pequeno porte. Foi o caso de pequenos negócios da região Sul, envolvidos no Programa Nacional de Encadeamento Produtivo, coordenado pelo Sebrae, que participaram de conversações com os grupos: Nissan/Renault, Intercement e Grendene. A Mercopar é realizada anualmente pelo Sebrae e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do grupo Deutsche Messe AG. 

A gestora comercial da Borrachas Feroli Ltda, Denise Malta, afirma que as rodadas de negócio são momentos importantes para acessar um grande volume de empresas compradoras. “Aqui, as empresas estão mais disponíveis. E isso é importante em um momento em que o mercado está retraído. Das reuniões de negócios que já realizei, tenho contatos e orçamentos para retornar”, diz Denise. Somente no primeiro dia da feira, a previsão da empresária era de realizar 16 reuniões de trabalho. Há dez anos participando da Mercopar, a Borrachas Feroli, de Sapucaia do Sul (RS), produz peças técnicas em borracha e silicone, atendendo vários segmentos, como agrícola, produtos ortopédicos, automotivo, linha branca, entre outros. 

Os hackathons contaram com aproximadamente 30 reuniões durante a quinta-feira (5), penúltimo dia da Mercopar. O gestor de Projetos do Sebrae na Serra Gaúcha, Eder Pereira, explica que, em um primeiro momento, as empresas apresentaram o perfil de negócios e suas necessidades, para depois iniciar as negociações. “A intenção principal é termos encontros mais desenvolvidos e não apenas uma troca de cartões. A partir do primeiro contato, uma série de oportunidades pode surgir, como novas parcerias e produtos”. 

A consultora de Negócios da Effective Gestão Empresarial, Gabriela Scariot Vargas, teve duas reuniões de negócios e saiu confiante. “Foi muito bom. Temos o produto para atender à demanda e conseguimos evoluir para uma oportunidade. Só no último mês, participamos de três eventos do Sebrae por sentir que vale a pena”, comemora. 

O comprador do Centro de Intendência da Marinha em Rio Grande, Fábio Rodrigues Chantre, informou que a instituição precisa de muitos fornecedores de vários setores, tanto metalomecânico e serviços, como também engenharia. “Compramos de tudo, desde material de expediente, ramo alimentício, peças e serviços. E determinadas empresas do mercado não nos fornecem por causa da logística. Buscamos novos fornecedores e também divulgamos como funciona o processo de editais e licitações. Quanto mais concorrentes fornecedores, melhor o preço e a qualidade dos produtos e serviços que iremos adquirir”, afirma. 

Wolber Vieira, comprador de Suprimentos MRO da Gerdau, aproveita a Mercopar para buscar fornecedores de embalagens, materiais de manutenção e serviços gerais. “A Gerdau participa das Rodadas de Negócios há muitos anos. Esse espaço é importante porque o vendedor se habilita para nos atender e a maioria das empresas é do nosso estado e isso facilita”, comenta Vieira, contando que a empresa estava com 18 reuniões de negócios agendadas, de até 15 minutos.  

SEBRAE 45 ANOS

O Sebrae comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 2107-9117/9118

imprensa@sebrae.com.br


Para empreendedores

Central de Relacionamento Sebrae

0800 570 0800

Tags: hackathon