São Paulo Fashion Week

Marca coletiva paranaense apresenta modelos na 43ª SPFW

A Vale da Seda contribui para o fortalecimento dos pequenos produtores de seda no estado

Desfile da marca paranaense Vale da Seda na SPFWSão Paulo - A marca paranaense Vale da Seda foi um dos destaques dos desfiles que aconteceram nesta terça-feira (15) no Projeto Estufa, uma parceria Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD), dentro da 43ª edição do São Paulo Fashion Week. Esta é a segunda vez que a marca cooperativa participa do maior evento da moda da América Latina. O Projeto Estufa é um espaço criado para conectar profissionais, empresários, estudiosos e o público presente à semana da moda, para colocar em pauta questões em torno da inovação, tecnologia e processos de futuro. 

A marca coletiva Vale da Seda é uma rede de pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI) que atuam em cooperação, criando novos produtos e gerando vantagens competitivas para seus parceiros e clientes. Além disso, a Vale também busca contribuir para o desenvolvimento e adensamento da cadeia produtiva da seda no estado do Paraná, agregando valor ao produto de maneira sustentável e socialmente responsável. 

Para o presidente do Instituto Vale da Seda, João Berdu, participar do Projeto Estufa, dentro do São Paulo Fashion Week, comprova que a marca está no caminho certo. “Aqui, no SPFW, estamos sob a luz da moda no Brasil e sob essa luz o mundo da moda vai conhecer o Vale da Seda e, com isso, aproveitar-se da excelente qualidade da seda brasileira”, ressalta.

Todos os artigos da marca são feitos a partir da seda e trazem etiquetas com QR Code, que permitem a rastreabilidade do artigo e informam a pegada de carbono que a peça pode gerar durante toda a sua vida útil. As peças também trazem informações sobre o sequestro de carbono feito pelas amoreiras, necessárias para a produção da seda (as folhas frescas dessa árvore são o único alimento do bicho da seda). Assim, o QR Code disponibiliza ainda o número de amoreiras que precisaram ser cuidadas sem agrotóxicos para que a peça fosse produzida.  

Anny Santos, analista de Acesso a Mercados do Sebrae, destaca a importância da instituição atuar no Projeto e Estufa e, de modo mais amplo, no São Paulo Fashion Week. “Dentro do contexto do Projeto Estufa de trazer tendências para os pequenos negócios é muito importante a atuação do Sebrae no sentido de fortalecer o universo de mercado. Historicamente, sempre trabalhamos fortemente do ponto de vista de gestão e capacitação. Mas a gente precisa de um componente de mercado muito forte para fechar esse ciclo”, destaca Anny.     

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 2107-9117/9118

imprensa@sebrae.com.br


Para empreendedores

Central de Relacionamento Sebrae

0800 570 0800

Tags: design, moda, São Paulo Fashion Week

Desfile Vale da Seda

Rodrigo de Oliveira

Fotos Download

1 de 6

Desfile Vale da Seda
Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhado pela mesma Licença 2.5 Brasil