Rota das Emoções

Litoral Piauiense ganha Plano de Ação Estratégico de Mercado

Reunião para alinhar parcerias e estratégias para execução do plano acontece na próxima segunda-feira (22), na sede do Sebrae em Parnaíba

Na próxima segunda-feira (22), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realiza a primeira reunião de articulação para execução do Plano de Ação Estratégico de Mercado do Litoral Piauiense. O encontro acontecerá na sede do Sebrae em Parnaíba, contando com a participação da superintendente da Secretaria Estadual de Turismo, Carina Câmara, e dos secretários de turismo de Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba, municípios que compõem a Rota das Emoções no Piauí.

O objetivo do Plano de Ação Estratégico é reposicionar a Rota das Emoções no mercado para ampliar a comercialização dos destinos do litoral piauiense de maneira integrada, aumentando o fluxo de visitantes e gerando mais receita para os pequenos negócios da região, especialmente no período de pós pandemia

“Iniciamos a construção desse plano em outubro, como parte das ações do Projeto Recomeçar Turismo. Nos encontros, foram definidas as prioridades e objetivos estratégicos, além das ações e projetos para alcançar os objetivos traçados. Agora chegamos na fase de execução do plano. Inicialmente iremos tratar das parcerias e estratégias de execução com os gestores públicos. Num segundo momento, a execução do plano será discutida com os representantes do trade turístico dos quatro municípios da Rota”, informa o analista do Sebrae em Parnaíba, Élcio Lima.

De acordo com a superintendente do Turismo da Setur, Carina Câmara, a iniciativa é muito importante para o setor. “Estamos atravessando um período difícil por conta da pandemia e esse plano aponta várias alternativas para avançarmos. As estratégias traçadas devem contribuir para ampliar a comercialização dos destinos de maneira integrada, aumentando o fluxo de turistas e alavancando a economia. Com isso, novas oportunidades surgirão, especialmente para os pequenos negócios e empreendedores da região”, frisa.

Elaborado de maneira participativa, o plano é composto por prioridades para ampliação de mercado, objetivos estratégicos e projetos/ações que permitem orientar a atuação de todo o trade turístico para ampliar o fluxo de turistas na região. O documento estabelece ainda corresponsabilidades na indicação e execução de projetos, considerando as análises sobre oferta real, potencialidade, perfil do turista alvo e tendências de mercado, observando o equilíbrio entre o aumento do fluxo, o interesse do trade e a capacidade de atendimento.

“O nosso litoral tem um potencial turístico gigantesco. Esse plano deverá nortear as ações que serão desenvolvidas para alavancar ainda mais essa atividade na nossa região. Só temos a agradecer ao Sebrae, que fez um grande trabalho para elaboração desse plano”, pontua a secretária de Turismo de Luís Correia, Marília Passos.

Para o secretário de Turismo de Ilha Grande, Jonh Kennedy, o plano deve favorecer a integração entre os municípios que compõem a Rota das Emoções e potencializar os resultados das ações realizadas nesse território. “A Rota é uma iniciativa com bons resultados. Mas o trabalho em conjunto deve contribuir para que novas metas sejam alcançadas, de forma assertiva e eficiente. E o Sebrae vem sendo um importante parceiro nesse processo”, destaca.

Entre os atores envolvidos na construção do plano estão: secretarias municipais de Turismo; Secretaria de Turismo do Estado do Piauí; conselhos municipais de Turismo; associações e entidades privadas com atuação no segmento turístico; Litoral Piauiense Convention & Visitors Bureau; gestores de atrativos turísticos e unidades de conservação; e empresários de meios de hospedagem, agências de receptivo, estabelecimentos de alimentação fora do lar e organização de eventos.

“O plano é de extrema importância para alavancar o turismo no litoral, sendo uma iniciativa bastante louvável do Sebrae. É um documento que subsidiará ações para melhorar o fluxo turístico na região, reduzindo bastante os efeitos da sazonalidade. E isso inclui estruturar melhor os destinos e preparar os empreendimentos locais para receber os turistas, tornando o nosso litoral ainda mais atrativo”, comenta o secretário de Turismo de Cajueiro da Praia, Thiago Soares.

Segundo o superintendente de Turismo de Parnaíba, Joaquim Vidal, o plano estratégico será muito importante para a região, porque reúne as necessidades do território, sendo fruto de um trabalho muito bem conduzido pelo Sebrae com a participação de todo o trade turístico. “É um raio x das ações que precisam ser executadas para que o Polo Costa do Delta possa se desenvolver de forma planejada, gerando resultados cada vez mais positivos para a cadeia produtiva do turismo”, destaca.

Durante a reunião, também serão apresentadas as ações da Secretaria Estadual de Turismo, Setur, para 2021; e realizada a eleição da nova diretoria da Instância de Governança Regional Polo Costa do Delta, que tem como premissa integrar os municípios que compõem a Rota das Emoções no Piauí para potencializar as ações em favor do turismo no território, além de ser um elo do trade e das gestões municipais com a Setur e o Ministério do Turismo.