Prazo

Inscrições para Senhor Orientador terminam dia 25

Maiores de 60 anos que trabalharam em banco podem se inscrever no portal Sebrae e se tornar orientadores dos empresários donos de pequenos negócios

Brasília – Termina na próxima terça-feira (25) o prazo para inscrições de aposentados do sistema bancário no novo edital do Senhor Orientador. São 221 vagas para consultores que vão orientar donos de pequenos negócios que pegarão financiamento no Banco do Brasil, em linhas para capital de giro específicas para o segmento. As inscrições podem ser feitas no portal do Sebrae: www.sebrae.com.br. Os pré-requisitos são: ser aposentado, ter no mínimo 60 anos e possuir, pelo menos, dez anos de experiência em análise de crédito e atendimento à pessoa jurídica. 

Daniel Ferreira Campos, selecionado no primeiro edital do Senhor Orientador em São Paulo, está animado. Aposentado do Banco do Brasil, vê no projeto uma oportunidade para aprender e também compartilhar o conhecimento adquirido nos 15 anos em que atuou como gerente de pessoas jurídicas. “A diferença é que agora posso me dedicar melhor e fazer só o que gosto, sem atribuições como administrar dezenas de funcionários”, compara ele, que pretende seguir atuando em consultoria mesmo após o término do projeto. “As grandes empresas têm mais meios para enfrentar as dificuldades. No banco, aprendi a perceber as necessidades dos pequenos negócios”, diz. 

O processo de credenciamento seguirá três etapas: inscrição; habilitação e qualificação técnica; e treinamento e avaliação do uso da ferramenta operacional, plataforma que será utilizada no trabalho dos consultores. A expectativa é que 37 mil micro e pequenas empresas sejam atendidas pelos consultores até o fim de 2017. “Esses profissionais são a voz da experiência e conhecem o outro lado do balcão na área de orientação financeira. Por isso estamos priorizando a contratação de aposentados com mais de 60 anos e que tenham concedido crédito aos clientes do sistema bancário. É uma ótima oportunidade de voltar ao mercado e ajudar a aquecer a economia por meio do empreendedorismo”, explica o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. 

Bahia e Santa Catarina já preencheram as vagas previstas, por isso ficaram fora deste edital. As oportunidades por estado são: Acre (8), Alagoas (5), Amazonas (12), Amapá (8), Ceará (12), Distrito Federal (8), Espírito Santo (5), Goiás (12), Maranhão (9), Minas Gerais (9), Mato Grosso do Sul (8), Mato Grosso (10), Pará (10), Paraíba (6), Pernambuco (8), Piauí (5), Paraná (9), Rio de Janeiro (17), Rio Grande do Norte (7), Rondônia (7), Roraima (8), Rio Grande do Sul (12), Sergipe (5), São Paulo (17), Tocantins (4).

Como funciona

O Senhor Orientador deu início à fase de operação do Programa Empreender Mais Simples: menos burocracia, mais crédito. Assinado em janeiro, o convênio celebrado em janeiro entre o Sebrae, o Governo Federal e o BB tem o objetivo de simplificar a gestão de micro e pequenas empresas e orientar o financiamento a empresários. Ao todo, são R$ 8,8 bilhões destinados a capital de giro disponíveis para liberação pelo banco.

O empresário interessado em obter esse crédito deve procurar o Sebrae em seu estado. Ele será encaminhado a um dos consultores credenciados no Senhor Orientador para realizar diagnóstico da empresa e avaliar se o financiamento é a melhor solução para o negócio. A consultoria será presencial e remunerada, com duração de quatro horas. Cada consultor poderá atender até 200 empresas. Os selecionados firmarão contrato com o Sebrae até dezembro de 2018.


Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 2107-9117/9118

imprensa@sebrae.com.br


Para empreendedores

Central de Relacionamento Sebrae

0800 570 0800 

Tags: Senhor Orientador, crédito