Nova economia

Inovação e sustentabilidade são temas da 25ª Conferência Anprotec

Um dos maiores eventos de empreendedorismo inovador do mundo tem início nesta segunda (19), em Cuiabá, com especialistas e palestrantes de sete países

Brasília - Começa nesta segunda-feira (19), em Cuiabá, a 25ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, um dos maiores eventos de empreendedorismo inovador do mundo. Com o tema “Ambientes de inovação mais sustentáveis: o empreendedor como protagonista da nova economia”, o evento abordará inovações que ofereçam à sociedade não apenas benefícios econômicos e produtivos, mas também ambientais e sociais.


Com realização do Sebrae e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a conferência oferecerá diversas atividades com especialistas e palestrantes do Brasil e mais sete países: China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Israel e Rússia. Nos cinco dias do evento serão realizados workshops, minicursos, fóruns e sessões plenárias e interativas.


Entre os principais especialistas em empreendedorismo e inovação estão Josep Piqué e Luis Sanz, da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP); Sam Raymond, do Banco Mundial; Kyu-Hwang Yeon, do Centro de Economia Criativa e Inovação de Daegu; e Jian Lin, do Tsinghua University Science Park. A programação prevê oficinas sobre “O papel dos parques tecnológicos no desenvolvimento de cidades inteligentes” e “Incubadoras de empresas – modelos híbridos de apoio ao empreendedorismo inovador”.


A primeira oficina apresentará tendências mundiais do desenvolvimento de parques tecnológicos, incluindo a revitalização de cidades, a exemplo de Barcelona. A segunda mostrará a integração dos diferentes mecanismos e atores envolvidos no apoio ao empreendedorismo inovador, tais como aceleradoras, espaços de coworking e corporate venture.


Pequenos negócios inovadores terão um dia especial na programação da conferência. O Fórum Sebrae de Inovação, na terça-feira (20), será sobre “Sustentabilidade e impacto social como alavancas para a prosperidade”, e mostrará iniciativas da instituição com foco na geração de negócios para os ambientes de inovação. Empresas convidadas com expertise reconhecida nos temas empreendedorismo e sustentabilidade vão enriquecer os debates e reflexões nesse dia.


“Nosso movimento vem experimentando novas alternativas que caminham para a interiorização, apoiando o desenvolvimento de segmentos vocacionados a dinamizar as economias locais e regionais. Transformar os ambientes de inovação, como incubadoras de empresas e parques tecnológicos, em plataformas de desenvolvimento sustentável e de mudança social consolida-se como uma importante bandeira da Anprotec para os tempos atuais e para o futuro”, afirma sua presidente, Francilene Procópio Garcia.


Diferencial

Para a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, a conferência é oportuna e importante para todos os envolvidos com inovação e sustentabilidade. “Essas agendas constituem um diferencial fundamental para impulsionar a competitividade dos pequenos negócios, frente aos desafios macroeconômicos do país”. Segundo Heloisa, a expectativa é grande, pois a conferência terá conteúdos de palestrantes renomados, que vão agregar conhecimento para tornar os ambientes de inovação mais sustentáveis.


A 25ª Conferência Anprotec conta com organização local da Arca Multincubadora, da Universidade Federal de Mato Grosso, e do governo estadual. Com o fim do prazo das inscrições on line há uma semana, os interessados em participar poderão fazer sua inscrição presencialmente no local do evento, no Centro de Eventos do Pantanal (Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/nº, bairro Jardim Santa Marta). O valor da inscrição varia de acordo com as atividades escolhidas e poderá ser pago com cartão de crédito. Saiba mais em www.conferenciaanprotec.com.br.


Mais informações

Agência Sebrae de Notícias

(61) 3243-7851

(61) 3243-7852

(61) 2104-2768

(61) 2104-2770

imprensa@sebrae.com.br


Anprotec

(48) 3024-4436

Débora Horn: (48) 9118-0792

Andréia Seganfredo: (48) 9902-4216

 

Tags: 25ª Conferência Anprotec, Anprotec, Empreendedorismo, inovação, sustentabilidade