Finanças

Finanças: pequenos negócios contam com mais de 150 linhas de crédito para enfrentar a crise

Levantamento do Sebrae aponta crescimento na oferta de linhas de crédito. Agilidade e redução das exigências seriam os próximos passos para a melhoria do acesso aos recursos

Sebrae divulga o décimo levantamento de linhas de crédito. O mapeamento identificou que os pequenos negócios no Brasil já contam com 153 linhas de crédito específicas, nesse momento da pandemia do coronavírus. O número integra o relatório semanal feito pela instituição desde março, e que vem monitorando notícias e ações das instituições financeiras em todo o país, voltadas aos donos de micro e pequenas empresas para o enfrentamento dos efeitos da crise econômica. De acordo com o analista de serviços financeiros do Sebrae, Weniston de Andrade Abreu, esse seria o primeiro passo. “Esse é um indicador de que as instituições financeiras estão mais atentas à importância do crédito para a sobrevivência dos pequenos negócios, neste momento de superação de uma pandemia. Com as linhas ofertadas, agora precisamos avançar no quesito agilidade e na redução das exigências, fatores que distanciam os recursos das empresas que precisam de capital de giro – utilizados para aquisição de insumos, pagamentos, explica.”

Desde o início da coleta das informações, em 27 de março, o Sebrae registrou um crescimento de 363% do número de linhas de crédito oferecidas pelas instituições financeiras oficiais, regionais, privadas e cooperativas de crédito. No primeiro levantamento, foram verificadas 33 ofertas de crédito específicas para pequenas empresas. O trabalho é feito pela Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, com o apoio das equipes das unidades estaduais do Sistema Sebrae.
A seguir, extrato detalhado das linhas mapeadas pelo Sebrae:

 

Resumo estatístico desta versão:

Quantidade de linhas de crédito: 153__

Estados representados:               27__

Instituições públicas federais:      05__

Bancos privados:                        03__

Bancos regionais, agências de      29

fomento, oscips microcrédito________

Sistemas cooperativos:               05__

Cooperativas singulares:             14__

Empresa Simples de Crédito:       01__