Inovação

Empresárias investem em capacitação e aumentam faturamento

Programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios apresenta caso de empresárias gaúchas que reformularam seus produtos e ganharam mais clientes

A cidade de Farroupilha, a 110 quilômetros de Porto Alegre (RS), é considerada a capital nacional da malha. Só na região funcionam mais de 200 confecções que vendem no atacado. Uma delas se destaca com a produção de malhas em tricô e aplicações em cetim, veludo e couro.


As proprietárias, as irmãs Jéssica e Greize Bellaver, investiram R$ 200 mil para a produção de peças com tecidos personalizados. Com apoio do Sebrae, as empresárias participaram do Projeto de Desenvolvimento do Setor da Moda na Serra Gaúcha e, com isso, passaram a produzir peças com um novo visual, usando materiais diferentes.


Pelo projeto do Sebrae as emprendedoras tiveram consultorias de design, palestras para inspirar criações, cursos de gestão e capacitações para aprimorar o processo de produção. Também investiram na compra de novas máquinas digitais.


Hoje a malharia fabrica cerca de mil peças por mês. A empresa também buscou alternativas para não ficar refém do frio e começou a fabricar peças mais leves, com matéria-prima importada. Com o apoio do Sebrae, o faturamento da malharia aumentou cerca de 20%.

O caso será apresentado no Programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios no Canal Futura desta segunda-feira (25), às 16h30, terça-feira (26), às 5h, e sábado (30), às15h.

Tags: Empreendedorismo feminino, capacitação