Caso de Sucesso

Empresária encontra no conhecimento o sucesso profissional

Participando do Projeto Segmento da Beleza do Sebrae, cabeleireira já está em novo espaço e aumentou em 100% número de clientes

Palmas - Superar desafios, inovar e conquistar seu espaço. Em 17 anos atuando no segmento da beleza, Marcilene da Silva Lima descobriu que a busca pelo conhecimento e a troca de experiência são o caminho do sucesso profissional. Hoje, a MC Cabeleireiros é referência no município de Paraíso do Tocantins no atendimento especial para noivas, além de oferecer outros serviços para tornar mulheres mais bonitas e com autoestima elevada.

“O conhecimento abre a nossa mente. Nos inspira a progredir. Provoca em nós mudanças e a realizar coisas que nem mesmo nós sabíamos que éramos capazes de fazer”, afirma Marcia, como ela é conhecida na cidade. De acordo com a empresária, esses conhecimentos foram adquiridos depois que ela buscou o atendimento do Sebrae. “É um casamento, uma parceria de 10 anos. Aprendi muito nos cursos, nas participações em feiras, em visitas técnicas”, enumera.

 

Márcia conta que inaugurou o novo espaço da MC Cabeleireiros em dezembro de 2012. “Até abril do ano seguinte, tínhamos noivas agendadas em todos os fins de semana”, conta ela, acrescentando que aos fins de semana o salão chega a atender 15 pessoas em um único dia. Atualmente, a empresária se enquadra como Microempreendedora Individual (MEI), mas, segundo ela, tudo está encaminhando para que seu negócio se torne uma microempresa. “Desde que estamos no novo espaço, nosso movimento cresceu 100%”, avalia, lembrando dos questionamentos feitos a ela no momento da decisão de mudar. “Uma pessoa me perguntou se eu não achava que estava investindo em uma cidade muito pequena como Paraíso.”

A todo esse sucesso, Márcia credita aos diferenciais que sua empresa oferece e as parcerias que ela já conquistou. “Temos um espaço de privacidade só para a noiva. Oferecemos a ela um kit personalizado com a marca do salão. E proporcionamos a ela, um carro para conduzi-la até o local do evento”, detalha a empresária, contando outro diferencial do seu negócio. “Conquistamos parcerias importantes como a dos nossos fornecedores, que possibilitaram a cessão de adesivos para plotagem de portas e paredes”, explica Márcia.

Até chegar a esse nível de negócio, Márcia conta que se dedicou em primeiro lugar a buscar conhecimento. “Procurei o Sebrae e comecei a participar de todas as capacitações que eram oferecidas, a participar de eventos de beleza proporcionados pelo Sebrae. Nas primeiras feiras que eu fui, cheguei a ir somente com o dinheiro da passagem”, lembra a empresária. Atualmente, Márcia afirma que sabe quanto gasta por mês com tudo detalhadamente, até mesmo a bolacha oferecida aos clientes. “Todas as minhas conquistas e o que eu faço eu devo praticamente tudo ao Sebrae”, conclui a empresária.

Serviços

Segundo a analista técnica do Sebrae Renata Moura, a empresária Márcia foi atendida através do projeto Segmento da  Beleza de Paraíso, cujo  objetivo principal é aumentar o faturamento dos salões de beleza participantes, por meio da melhoria na gestão do empreendimento e da qualidade dos produtos e serviços oferecidos e o fortalecimento do trabalho coletivo.

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Dos cerca de 250 negócios no ramo da beleza existentes na cidade de Paraíso, 25 são atendidas nessa edição do projeto do Sebrae. De acordo com Renata Moura, o foco estratégico do projeto é fortalecer o segmento através da busca de um diferencial competitivo, estimulando e promovendo a formalização, a melhoria na gestão empresarial, o acesso a mercados e novas tecnologias, e o fortalecimento do associativismo no segmento. “No início de 2010, quando o projeto começou todas empresas atendidas eram informais e já conseguimos obter 100% de formalização”, contabilizou Renata.

A analista enumerou algumas ações do projeto realizadas: capacitações com cursos de  atendimento ao cliente, controles financeiros, formação de preços, design de ambientes, planejamento estratégico, palestras de motivação, associativismo, central de compras, gestão de salões, vigilância sanitária, acesso a crédito, consultorias em controles financeiros, inovação e tecnologia, planejamento estratégico, marketing, design e oficinas Sei planejar, Sei controlar meu dinheiro, Sei unir forças para melhorar. Os empresários tiveram oportunidade de também aprimorar suas técnicas com cursos de cortes, mechas, escovas, maquiagem, penteados e outros sobre as novas tendências de beleza.

Além das capacitações, Renata Moura cita as missões empresariais anuais para eventos estratégicos do segmento, como a Hair Brasil, em São Paulo, e a Feira da Beleza em Palmas.  “Este ano o projeto se encerra, deixando o público-alvo pronto para os desafios do mercado e com uma associação montada”, afirma Renata.

 

Serviço:          

Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

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