Tecnologia

Empreendedores e investidores debatem inovação no Rio

Evento do Sebrae integra a programação da 27ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, maior evento do segmento na América Latina

Brasília - A presença e o protagonismo dos pequenos negócios no segmento de empreendedorismo tecnológico e a interação com grandes empresas do mundo corporativo são alguns dos temas de destaque do 5º Fórum Sebrae de Inovação, que será realizado, no próximo 23, primeiro dia de atividades da 27ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, considerada a maior do setor na América Latina. 

Para o ecossistema brasileiro de inovação e tecnologia são eventos importantes e oportunos, pois proporcionam o encontro entre os empreendedores, startups, investidores, grandes empresas e especialistas renomados, que vão compartilhar informações atualizadas e experiências de sucesso. 

“Queremos instrumentalizar e sensibilizar os atores do ecossistema de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e coworking, para que haja mais interação entre os elos da cadeia tecnológica, tendo em vista a atenção e o fortalecimento da atuação dessas instituições junto aos pequenos negócios”, afirma a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, que participará da abertura oficial da conferência, às 19h.  

Neste ano, o tema do fórum será “Simbiose entre pequenas e grandes empresas: protagonismo dos ambientes de inovação na agenda de corporate venture”, tendência recente no mercado que se caracteriza pelo investimento de grandes empresas em soluções prontas fornecidas por pequenos negócios. 

Os participantes do 5º Fórum Sebrae de Inovação vão conhecer na prática o corporate venture, com a apresentação de sete startups brasileiras selecionadas entre 42 inscritas em um desafio tecnológico, lançado em parceria com a MRV Engenharia e Anprotec, que tem o objetivo de encontrar soluções inteligentes e sustentáveis para gestão de bairros. 

Essa iniciativa selecionará, preferencialmente, soluções para os seguintes temas: mobilidade, segurança, comunicação e sustentabilidade. Além de membros da MRV Engenharia, a banca avaliadora contará com a presença de investidores e um representante da prefeitura do Rio de Janeiro. 

A abertura do 5º Fórum Sebrae de Inovação será realizada na segunda-feira (23), às 14h30, no Centro de Convenções SulAmérica, Rio de Janeiro. As atividades do Sebrae fazem parte da programação oficial da 27ª Conferência Anprotec, evento que se estenderá até o dia 26. Toda a programação e os detalhes da Conferência estão no site http://conferenciaanprotec.com.br/

Anprotec 

A conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reunirá especialistas do Brasil e do mundo para debater o impacto da inovação na transformação das cidades. O Sebrae é parceiro nesta iniciativa, além do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Desafios, conquistas e histórias do empreendedorismo inovador brasileiro serão compartilhados ao longo da programação, que também propõe uma reflexão sobre o futuro do movimento. A programação inclui palestras, cursos e debates sobre temas como governança de parques tecnológicos, a evolução dos ecossistemas de inovação, o Brasil e a nova geopolítica global, o empreendedorismo inovador no Brasil, branding, sustentabilidade, entre outros.  

Programação do 5º Fórum Sebrae de Inovação

Simbiose entre pequenas e grandes empresas: protagonismo dos ambientes de inovação na agenda de corporate venture

5º Fórum Sebrae de Inovação

14h30 – Abertura:

14h45 – Speed Talk 

Contexto do Fórum Sebrae de Inovação na temática de corporate venture

Convidado:

Célio Cabral – gerente nacional de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade do Sebrae

 

15h00 – Palestra – Corporate Venture

Como as grandes empresas estão colaborando com as startups para aumentar sua capacidade de inovação?

Palestrante:

Carolina Stocche, EloGroup

 

15h40 – Painel – Papel e desafios dos ambientes de inovação na agenda de corporate venture

Moderador:

Armando Clemente, diretor de Produtos e Atendimentos – Sebrae/RJ

 

Convidados:

Gabriel Sant’Ana Palma Santos, diretor executivo da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia – Acate

Filipe Cassapo, gerente do Centro Internacional de Inovação Senai/PR

Renato Valente – Open Future Country Manager da Telefônica / Wayra

 

16h30 – Desafio Tecnológico Gestão de Bairros

*Em seguida haverá as considerações finais. 

 

SEBRAE 45 ANOS 

O Sebrae comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil:https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 2107-9117/9118

imprensa@sebrae.com.br

 

Para empreendedores

Central de Relacionamento Sebrae

0800 570 0800

Tags: Anprotec, inovação tecnológica