Inclusão

Desfile coletivo no SPFW mostra a força dos pequenos negócios na moda

Programa Top Five, parceria entre Sebrae e In-Mod, abre espaço para pequenas empresas no maior evento do setor na América do Sul

Peça da empresa mineira JardinSão Paulo - Pequenas empresas da cadeia produtiva da moda terão a oportunidade de apresentar suas coleções durante a 43ª edição do São Paulo Fashion Week, o maior evento do setor na América do Sul e a quinta maior semana de moda do mundo. Nesta sexta-feira (17), a passarela principal do SPFW se abre para o desfile coletivo das empresas selecionadas da última edição do Programa Top Five, resultado da parceria entre o Sebrae e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod). O programa confirma a força dos pequenos negócios no mundo da moda, onde representam 94% de todas as empresas da cadeia produtiva. 

Por mais de um ano, as empresas PH Praia (RJ), Adriano Martin (SP), Amabilis (ES), Green Co. e Jardin (MG), selecionadas para o Top Five, receberam consultorias de um grupo multidisciplinar que as auxiliaram na estruturação de suas coleções e produtos, na formatação de preço e networking, no relacionamento com fornecedores e na participação direcionada em plataformas de imagem. O processo culminou com o desfile da marca Amabilis, empresa melhor avaliada, durante a edição de outubro de 2016 do SPFW. Agora, será a vez das quatro outras marcas apresentarem seus modelos. 

“A nossa participação no São Paulo Fashion Week tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento dessas empresas, oferecendo aos empresários a possibilidade de criarem estratégias para se tornarem mais competitivos nesse mercado”, destaca o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. 

O programa Top Five faz parte do convênio Contextualizar na Moda, firmado entre o Sebrae e o IN-MOD. A parceria oferece aos empresários a oportunidade de realizar uma imersão no universo do alto valor agregado da moda. As atividades realizadas pelo convênio visam fomentar a abertura de novos mercados, inserir os pequenos negócios no circuito de moda mais importante do país e fortalecer a rede de parceiros, quebrando o tabu de inacessibilidade desse segmento para os pequenos negócios. 

O desfile de sexta-feira vai marcar também o lançamento da nova edição do Top Five, com a abertura das inscrições para o processo seletivo. Entre abril e julho, as marcas inscritas passarão por diferentes etapas de diagnóstico e avaliação, incluindo uma apresentação/pitch para curadores e consultores do processo que definirá as cinco empresas que receberão as consultorias direcionadas. As selecionadas serão conhecidas na próxima edição do SPFW, em agosto.

Lineup TOP5 SPFWN43

Jardin

O DNA de Bharbara Renault, fundadora da Jardin, não nega a vocação para a moda. Seus bisavós maternos vieram da Itália fugindo da guerra: ele era alfaiate e ela, costureira. Encontraram em Belo Horizonte um mercado carente de profissionais para atender aos políticos e às mulheres da sociedade da época. A empresária é formada em artes plásticas e mestre em moda pela Université Lyon II de la Mode. Começou a Jardin em 2009 e, em janeiro de 2010, abriu as portas do showroom. O forte conceito da marca está em todas as peças. Durante o Top Five, a empresa viveu um processo de reestruturação em todas as áreas, permitindo rever seus processos de gestão e comercialização e também permitiu a ampliação e contatos com novos fornecedores. 

Green Co

Fundada em 2006 pelo engenheiro ambiental Cassius Pereira, a Green Co.é uma empresa que tem como compromisso a busca por alternativas sustentáveis por meio de produtos ecologicamente corretos. De 2007 a 2010, a marca participou do Ethical Fashion Show em Paris, quando passou a ampliar o seu mix de produtos a partir de uma demanda cada vez mais crescente dentro desse conceito. Em 2011, marcou presença ainda no Salão Prêt à Porter Paris. Durante o Top Five fez um trabalho de posicionamento da marca e do seu conceito 360º de loja sustentável, inaugurando a primeira Green Co.ntainer Store – dentro do planejamento de ampliação de pontos de comercialização da marca por meio de um modelo próprio de franquia. 

Adriano Martin

Começou a trabalhar como estilista de loja de venda de tecido. Enquanto fazia vários cursos para aperfeiçoar o design, Adriano Martin criou suas primeiras peças para pessoas da família. Os bons resultados o incentivaram a dedicar-se à moda festa. Com 14 anos de trabalho, dedicação e muita persistência, formou e mantém uma equipe de 47 profissionais que atuam em seu ateliê sob medida em Catanduva, São Paulo. A participação no programa de aceleração Top Five proporcionou a Adriano o acesso a fornecedores de matérias-primas premium, uma oportunidade de levar suas criações a um novo patamar de produto e mercado com o uso de materiais mais sofisticados em elementos de assinatura da marca como bordados e aviamentos. 

PH Praia

Criada há 22 anos pela empresária Ana Gomes, a PH Praia desenvolveu seu DNA a partir da inauguração da primeira loja na Rua dos Biquinis em Cabo Frio – importante polo de moda praia do estado do Rio de Janeiro. A partir da vivência no Top Five, a empresa pode desenvolver uma coleção resort premium com alto potencial comercial e de alcance nacional, aliando toda a expertise de criação e modelagem ao seu profundo conhecimento da produção.   

 

Contatos de Imprensa

Sebrae

Paulo Fortuna

paulofortuna@grupoinforme.com.br

11 – 965698872


Carlos Abreu

carlos.abreu@grupoinforme.com.br

61 – 21079111

 

IN-MOD

Edelman Significa

Mariana Gamero

assessoria2@edelmansignifica.com

 (11) 3060 – 3159

 

Mariana Pellini Oliveira

mariana.oliveira@edelmansignifica.com

(11) 3060-3151

 

Tags: São Paulo Fashion Week, moda