Boas práticas

Construtora de João Pessoa dribla crise com auxílio das redes sociais

Durante isolamento social, a promoção de ações de engajamento dos clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros trouxe resultados em vendas

A crise do novo coronavírus trouxe alguns desafios para a construção civil, tais como a redução da demanda, indefinições quanto ao andamento e continuidade das obras e problemas de caixa. Por outro lado, exigiu dos empresários a necessidade de investir em ações inovadoras para manter o engajamento de clientes, fornecedores e colaboradores.

Com 30 anos de atuação, a construtora Brascon de João Pessoa (PB) é um exemplo de boas práticas no segmento ao investir de forma mais intensiva em ações nas redes sociais. A empresa teve a ideia de desenvolver o projeto “Brascon & Você” com geração de vídeos e lives para oferecer conteúdos com temas diversos, como mercado imobiliário, arquitetura, design, automação e decoração; vida e comportamento; gastronomia e faça você mesmo (consertando e repaginando). “Intensificamos nossas postagens com dicas de livros, dicas de aplicativos para treinar em casa, filmes, séries, além de orientações sobre como melhorar o home office”, afirma Marcella Ramalho, proprietária da empresa.

Após retornos significativos para a empresa, o que foi pensando inicialmente para ajudar e trazer aprendizados para o enfrentamento do período de isolamento social tornou-se parte das ações que devem ter continuidade pós-pandemia. A iniciativa aumentou o contato de fornecedores e corretores com a empresa que se conectaram ao conteúdo disseminado. A movimentação da construtora despertou em corretores e imobiliárias novo ânimo para dar continuidade às atividades. Além disso, as ações nas redes sociais trouxeram resultados nas vendas com o fechamento de cinco negócios em uma semana e o aumento de visitas, superior ao período antes da crise, a um dos imóveis prontos da empresa.

Motivação dos funcionários e novas parcerias
Em relação aos funcionários, além de antecipação de férias e trabalho em home office, a empresa utilizou ainda as medidas governamentais de redução de jornada e suspensão de contrato para alguns, uma vez que decidiu inicialmente por manter as obras paradas. Para promover maior interação entre os funcionários que estivessem de férias, em home office ou entre aqueles que continuaram trabalhando no escritório, a construtora criou a “Gincana Brascon” com atividades a serem realizadas por diferentes times de colaboradores. “As equipes estão muito engajadas, pois a empresa está se mantendo viva e inovando. Mesmo diante do cenário onde muitas estão fechadas e sem reação, nós inovamos com essas pequenas ações. Isso demonstra que somos resilientes e que eles devem fazer isso também” analisa Marcella.

As parcerias com fornecedores, imobiliárias e corretores também foram essenciais para o fortalecimento do relacionamento e execução de ações conjuntas. Junto com uma das imobiliárias com melhor desempenho de vendas, com a qual tinha proximidade, a construtora realizou campanhas simultâneas e os leads (potenciais clientes) gerados foram gerenciados e tratados por meio de reuniões diárias. O resultado veio em pouco tempo com o fechamento de três vendas pela imobiliária em uma semana.

Além do site (www.construtorabrascon.com.br), a Construtora Brascon tem perfis nas seguintes redes sociais:

Instagram: @construtorabrascon
Facebook: @brascon
Youtube: construtorabrascon
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/brascon-construtora/